Dicas para organizar um escritório dentro da residência

  • 11 MAR, 2019
  • Marina Cardoso

Espaço destinado ao estudo ou home office deve ser reservado e longe de distrações

Rio - Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Então agora é hora de voltar às atividades de rotina, como o retorno das aulas na escola, faculdade ou o trabalho. Para isso, é fundamental criar um espaço dentro de casa para manter o estudo em dia ou o trabalho em ordem. Esse cantinho não deve ter barulho, ser organizado e sem distração. Pensando nisso, especialistas dão dicas que podem ajudar a montar esse ambiente dentro da residência.

É ideal que o espaço destinado ao estudo ou home office seja em um cantinho reservado e que este ambiente tenha mobiliários e objetos que facilitem a manutenção do local e a organização, com conforto e longe de distrações.

Antes de tudo é importante avaliar o tipo de escritório para ter em casa: um ambiente para trabalhar ou estudar todos os dias ou para ser usado pontualmente — seja uma ou duas vezes na semana, ou como um ponto de apoio para atividades esporádicas.

“Depois de entender a necessidade, é o momento de escolher o ambiente da casa para ser transformado. Digo que essa prática não implica apenas em ligar o notebook e começar a digitar”, conta a arquiteta Erika Mello.

Para quem conta com uma casa maior, vale investir em um espaço dedicado somente para o escritório, permitindo assim maior privacidade e a instalação de armários para guardar documentos e materiais. No caso de apartamentos pequenos, o home office ou o cantinho de estudo pode ser projetado na sala ou até mesmo no quarto.

Recomendações de instalação

Com a rotina intensa de trabalho ou estudo, pode ser necessário o morador optar por um espaço de armazenagem de documentos, livros e eletrônicos como notebook ou desktop — que influenciará nas dimensões do tamanho da bancada ou mesa —, bem como a impressora. “Para apoiar tudo que for necessário, a bancada fixa na parede é a melhor opção, mas caso seja necessário utilizar a mesa, recomendo encostá-la na parede”, lembra Cris Paola.

Para quem passa um tempo longo diante do computador, as especialistas dão algumas dicas para o corpo não ficar dolorido. “A bancada deve ter uma altura e profundidade onde seja possível apoiar o cotovelo para não forçar o ombro e a coluna e 80 cm de espaço para as pernas é um tamanho ideal”, aponta a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Voltar
blog